quarta-feira, 23 de junho de 2010

O USO DO VÉU PELAS IRMÃS

"Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do Homem." (I Cor. 11:7)

O Uso do Véu pelas Santas mulheres é uma prova do temor e respeito aos desígnios de Deus, e a Igreja de Deus tem sua fé fundamentada no testemunho dos Profetas e Apóstolos, e tem por coluna angular a Cristo, nosso Senhor. Para poder entender a necessidade do Uso do véu, faz-se necessário entender a ordem hierárquica entre Deus e os seres humanos.

"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo Varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo." (I Cor. 11:3)

Todo ser humano que deseja ser fiel a Deus, deve saber reconhecer sua posição diante dEle, e para isso se faz necessário não mudar o que Deus e Seu filho Jesus Cristo já estabeleceram e revelaram aos seus Santos.
A mulher foi criada a partir do Homem e no propósito de tornar-se sua ajudadora (Gênesis 2:18,22)e isso implicou em um certo respeito e submissão ao varão (Homem),e essa determinação não deve ser levado como desvantagem por ambos os lados, mas sim, devem se sentir honrrados em agradar ao soberano Criador.
A Partir de agora devemos entender o que siguinifica a verdadeira submissão feminina:
"As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor". (Efésios 5:22)
"Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor". (Col. 3:18)
"...a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada". (Tito 2:5)
"Mulheres, sede vós, igualmente, submissas ao vosso marido, para que, se ele ainda não obedece a palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa. Pois foi assim também que assim mesmo se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido" (I Pedro 3:1,5)

Sabendo que a mulher está sujeita ao marido, e que nós temos um único Deus, e um único mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2:5), a mulher então estaria em dificuldades para se achegar ao Pai em oração, pois dependeria do marido para que a representasse a Deus por meio de Jesus Cristo que é nosso mediador. Isto explica a razão do apóstolo Paulo começar a explicar sobre o tema do uso do Véu, partindo então a explicar a hierárquia conforme vemos em I Cor. 11:3.
A Partir do verso 4 de I Cor 11, Paulo então começa a explicar que o homem que ora ou profetiza tendo sua cabeça coberta desonrra sua própria cabeça, mas toda mulher que ora ou profetiza, tendo sua cabeça descoberta, desonra sua própria cabeça, é importante notarmos que no verso 6, Paulo diz; Se pois a mulher não se cobre, tosquie-se, mas como para a mulher é vergonhoso ser tosquiada (cabelo curto) ou rapada, CUBRA-SE COM VÉU, ou em outras versões diz que PONHA O VÉU. No vesro 7, passamos a entender mais claramente o porque da mulher usar o véu, entendo a hierarquia explicada desde o início do Estudo. "Porque na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem". (I Cor. 11:7)

Então, a mulher é submissa ao homem, ao Varão, mas quais sinais representam essa submisão?
os Sinais são dois: O CABELO CRESCIDO E O VÉU PARA ENCOBRIR O CABELO
Veja que para o homem a calvíce é normal, mas para a mulher só mesmo em caso de enfermidade ou em outras situações muito graves, mas na sua normalidade a mulher deve ter seu cabelo crescido, pois lhe é um sinal de femenilidade, e acima de tudo honra na presença de Deus. Existe uma interpretação errônea em relação ao uso do véu transparente ou que cobre somente a cabeça e o cabelo não, paulo foi bem claro quando igualou o cabelo ao véu dizendo que o cabelo crescido foi dado em lugar de véu para a mulher, leia I Cor. 11:15 e veja que o cabelo crescido fora do momento de culto, oração ou frofetizar, está em lugar de véu, ou cobertura, mas no momento de orar ou profetizar a mulher deve se cobrir com o véu conforme I Cor. 11:5 e 6. O cabelo é um sinal de submissão, por isso deve ser coberto no momento de oração, o que prova que véu transparente não faz o mesmo, ou seja, não cobre o cabelo. Se o cabelo não deve ser coberto, então porque paulo usou o cabelo nas sua explicações, além do mais, se o cabelo não nenhum sinal, então não faria diferença nenhuma a mulher ter o cabelo tosquiado (cortado) ou rapado, mas paulo fez questão de dizer que o cabelo é um sinal de honra para a mulher.

Notemos que em todos os pontos onde se refere a véu na Biblia serve-se para cobrir, esconder, tapar, ocultar algo que não deve ser visto.

No livro de Êxodo 26:31-33 vemos que o véu servia para fazer separação entre o lugar Santo e o Santo dos Santos, o tecido que fazia essa divisão logicamente não poderia ser transparente.
Em Êxodo 34: 33-35, vemos que moisés cobria seu rosto com um véu, para que encobrisse o brilho que resplandecia na sua face. O apóstolo paulo na sua segunda carta ao Corintios 3: 12-18, usa essas mesmas palavras para que eles entendessem, que o véu servia para que os filhos de israel não vissem o final daquilo que se acabava, aina diz mais, que até hoje quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração de muitos que não entendam o verdadeiro sentido da palavra de Deus. Da mesma forma o tecido não poderia ser transparente, pois não poderia esconder por completo o brilho.

CONCLUSÃO: A Mulher deve cobrir-se com véu para orar e profetizar, afim de não desonrar ao homem que é sua cabeça, do mesmo modo o homem não deve ter seu cabelo crescido porque também desonra sua cabeça que é Cristo, sendo assim, o cabelo deve ser crescido para a mulher, pois foi dado em lugar de véu fora dos momentos de orar e profetizar, e se o cabelo não pode ser curto é obvio que o véu também não, e se o véu é uma cobertura então deve cobrir realmente o cabelo, fazendo assim seu papel de vedar, tapar, ocultar, esconder etc.

O EVANGELHO QUE PAULO RECEBEU E PREGOU
"Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.
Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,
Porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo."
(Gálatas 1:10-12)

Que o nosso proceder possa ser de acordo com a vontade de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

"Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam." (Provérbios 30:5)